segunda-feira, 31 de maio de 2010

2ºJogo: ADS vence SLBenfica por 11 pontos

comentário em breve...

in:www.fpb.pt
Depois do triunfo da Sanjonense diante o Sport Lisboa e Benfica (72-61), na segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional de sub-18 masculinos, a equipa de S. João da Madeira passa a contar por vitórias todos os jogos até agora disputados e lidera nesta fase da prova.


No primeiro jogo da tarde, o Vasco da Gama, que ontem tinha vencido os encarnados após prolongamento, desta vez não foi capaz de repetir a façanha, acabando por perder pela diferença mínima - empate a 67 pontos no final do tempo regulamentar – frente ao Barreirense (72-73).

Os pupilos de Rui Resende chegam ao último dia de competição dependendo apenas de si próprios, pois em caso de vitória sagrar-se-ão campeões nacionais do escalão


Algumas fotos durante a fase final

domingo, 30 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cartaz - Final Nacional


PAV. DESP. MUN. PAÇOS DE FERREIRA

28.05.2010 - 6ª feira
20H30 - SC Vasco da Gama x SL Benfica
22H30 - AD Sanjoanense x FC Barreirense

29.05.2010 - Sábado
16H30 - Vencedor 1ºJg x Vencido 2º Jg
18H30 - Vencedor 2º Jg x Vencido 1º Jg

30.05.2010 - Domingo
09H30 - Vencido 1º Jg x Vencido 2º Jg
11H30 - Vencedor 1º Jg x Vencedor 2º Jg

Para além do troféu de Campeão Nacional de Sub 18 Masculinos, época 2009/2010, serão entregues medalhas a todos os intervenientes e distinguir-se-á ainda o "5 IDEAL" (votação dos treinadores) e o "MVP" (estatistica oficial da Final 4).

Está prevista ainda a inédita transmissão de TODOS OS JOGOS via internet a partir do site oficial da AB Porto (http://www.abp.pt)
Já sabe, se não puder estar presente não deixe de acompanhar esta prova em http://www.abp.pt.

Entrevista ao site da FPB

www.fpb.pt

«Só a vitória nos passa pela cabeça»
Rui Resende prepara ida da ADS à fase final de sub-18

O treinador da AD Sanjoanense perspectiva uma final muito equilibrada, mas nem por isso deixa de sonhar com a vitória. Lembra que todos os objectivos delineados para a presente temporada foram alcançados e que o título nacional está ao alcance da sua equipa


Quais os objectivos da sua equipa para esta fase final?

Ganhar! Não passa e não pode passar outro objectivo pela nossa mente. Sabemos que vamos encontrar dificuldades, mas estas serão idênticas para todas as equipas. Julgo que será uma final muito equilibrada, mas devido às características e mentalidade dos jogadores que oriento, só a vitória pode passar pela nossa cabeça. No entanto, só tendo a noção que podemos ficar em último, é que vamos valorizar ao máximo a conquista do 1º lugar.

Tendo em conta os objectivos delineados no arranque da temporada, já esperava poder chegar a esta altura da época a pensar na conquista do título?

Sim. Os objectivos traçados pela ADS foram a conquista do Campeonato Distrital e a presença na Final Nacional… conseguimos. Independentemente de tudo, realizámos uma grande época. A nível distrital fomos 100% vitoriosos e no Nacional, apenas registámos 2 derrotas. Agora que aqui chegámos, vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para conseguir o titulo de Campeões Nacionais e continuar a dignificar o clube e a cidade.

Sendo certo que preparar atletas para, futuramente, alinhar nos seniores deve ser a principal preocupação dos escalões jovens, acredita que formar a vencer é a melhor maneira de os motivar e os manter empenhados na modalidade?

Sem dúvida. Quem é que gosta de um jogo/modalidade, se perde mais vezes do que ganhe? É preciso criar uma mentalidade vencedora, ainda que suportada por um conjunto de valores que são cruciais na formação integral do ser humano. Julgo que existem poucos clubes a trabalhar essa mentalidade. Podemos fomentar a vitória respeitando todos os valores que falei anteriormente. Nesta época 3 atletas sub-18 (Sílvio Rodrigues; Filipe Duval e João Almeida) jogaram na nossa equipa sénior e com expressividade e mais 2 (João Barbosa e Daniel Mussili) treinaram pontualmente com a equipa.

Como caracteriza a realidade do basquetebol nacional na formação? Existem condições para melhorar os resultados das várias selecções jovens a curto-médio prazo?

Só quem não está atento e atira “bocas” para o ar, não conclui que os nossos resultados têm vindo a melhorar significativamente nos últimos tempos. Tive a oportunidade de colaborar de perto num desses momentos, enquanto treinador adjunto do Prof. Augusto Araújo, no Campeonato da Europa 2005 (Bulgária), onde Portugal subiu à Divisão A – feito que nunca esquecerei.

É suficiente? Estamos no caminho certo? Eu diria que devemos ser uns constantes insatisfeitos. E quanto ao caminho, muitos em vez de ajudar, atiram pedras… e claro, o percurso torna-se mais difícil. O ideal era ter clubes mais fortes, com mais e melhores condições e técnicos; o ideal era ter horários escolares adaptados às necessidades dos atletas; o ideal era que os Centros de Treino fizessem parte de um todo e ainda, devia haver uma aposta séria dos jovens nos escalões seniores. Também há algo muito importante que do meu ponto de vista está a falhar… é a visibilidade que a modalidade tem junto dos meios de comunicação social. Alguém anda a falhar neste aspecto, que é crucial para angariar novos atletas. Podemos ter tudo, mas sem atletas… ou melhor: sem muitos atletas nunca conseguiremos evoluir!


João Almeida considera que para a equipa chegar até este ponto foi fundamental aos triunfos alcançados sobre os principais adversários. “Aí tivemos a certeza de que poderíamos chegar longe!”, diz o jogador.

Chegar a uma fase final de um campeonato nacional é o prémio justo para um ano de trabalho ou é preciso vencer que assim seja?

Claro que chegar à final já é um prémio mais que justo por tudo o que a nossa equipa fez ao longo da época mas, já que lá estamos, desejamos alcançar o máximo possível.

Qual foi, na sua opinião, o momento decisivo da época para até chegar aqui?

As nossas vitórias sobre os nossos principais adversários. Aí tivemos a certeza de que poderíamos chegar longe!

O que gostaria de atingir no basquetebol?

Muito provavelmente como todos os atletas, uma carreira basquetebolística a nível profissional sem nunca pôr de parte a vida académica.

Já pensou como gostaria de festejar caso vença a fase final?

Primeiro quero ter a taça nas mãos, só depois é que pensaria nisso.


Sílvio Rodrigues, por sua vez, lembra que atingir era fase final era “o principal objectivo da equipa”. Agora, o jogador já só pensa em sagrar-se campeão nacional.

Chegar a uma fase final de um campeonato nacional é o prémio justo para um ano de trabalho ou é preciso vencer para que assim seja?

Sim, é um prémio bastante justo. Termos chegado à fase final nacional era o nosso principal objectivo e agora que lá estamos devido a muito trabalho ao longo de toda a época queremos chegar à final e ser campeões nacionais!

Qual foi, na sua opinião, o momento decisivo da época até chegar aqui?

Na minha opinião foi termos ganho na antepenúltima jornada por 5 pontos (valor que era necessário para passarmos ganhando depois os dois últimos jogos) à equipa que acabou esta fase norte do campeonato nacional em 1º lugar, o Vasco da Gama.

O que gostaria de atingir no basquetebol?

O meu objectivo no basquetebol é chegar ao mais longe que conseguir, a uma liga profissional, um dia mais tarde, e também representar a selecção portuguesa.

Já pensou como gostaria de festejar caso vença a fase final?

Gostaria de festejar esta vitória principalmente com a minha equipa e treinadores, mas também com todos que nos apoiaram e acreditaram em nós até aqui!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CALENDÁRIO DE JOGOS - FINAL NACIONAL


Pav. Municipal de Paços de Ferreira


28/05/2010

VASCO X S.L.BENFICA - 20.30H
ADS X F.C. BARREIRENSE - 22.30H

29/05/2010

Vencedor 1º Jogo x Vencido 2º Jogo - 16.30h
Vencedor 2º Jogo x Vencido 1º Jogo - 18.30h

30/05/2010

Vencido 1º Jogo x Vencido 2º Jogo - 9.30h
Vencedor 1º Jogo x Vencedor 2º Jogo - 11.30h

ADS Sub-18

Ao fim de 14 jornadas no campeonato nacional regular, a ADS atingiu o 2º lugar e a presença na Final Nacional.
Foi a 2ª equipa com mais pontos marcados (1051) e a equipa com menos pontos sofridos (706).

Média de pontos marcados por jogo: 75
Média de pontos sofridos por jogo: 50

FASE NORTE


FASE SUL

sábado, 15 de maio de 2010

ADS x EDViana

ADS 100% vitoriosa no seu pavilhão na época 2009/10

ADS 113 - 28 EDViana

Na última jornada do campeonato nacional o adversário não teve argumentos para a nossa equipa. Para além de ser de outro campeonato veio apenas com 5 jogadores, no entanto, tentaram lutar de forma louvável contra uma ADS muito forte e que já só pensa na FINAL NACIONAL.

Com esta vitória a equipa de Sub_18 da ADS conseguiu manter-se invicta no seu pavilhão.

No total de jogos, em termos distritais e nacionais foram 35 vitórias em 37 jogos.
Depois de se sagrar Campeã Distrital e conseguir o acesso à Final Nacional, só podemos estar contentes com o nosso percurso e apenas podemos prometer continuar a dignificar o nosso clube.

Do meu ponto de vista, será uma Final Nacional muito equilibrada... logo: TUDO É POSSÍVEL!

Atletas: André; Diogo; Barbosa; Sílvio; Tiago; Rui; Ruben; Filipe; Gonçalo; Fábio; Almeida e Gallina.
Treinador: Rui Resende
Secc. Vitor Lima

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sub_18: última jornada do Campeonato Nacional

ADS x EDViana
15/05/2010
17horas
Pav. Paulo Pinto


A ADS recebe a EDViana no último jogo oficial da época em sua casa. Em caso de vitória, a nossa equipa fica 100% vitoriosa no seu reduto. Convém lembrar que na presente época, os Sub-18 apenas conheceram o sabor da derrota por 2 vezes e só no campeonato nacional, já que em termos distritais fomos invencíveis.


Esperamos o apoio dos sócios, adeptos e amigos, naquele que pode ser o ensaio para a FASE FINAL NACIONAL (28, 29 e 30 de Maio - Paços de Ferreira)

ACRVCambra e Guifões na final do CNB1_Norte

ACRVC e Guifões carimbaram o passaporte para a final do CNB1_Norte

O Guifões vence o FCGaia por 80-54 e o ACRVC, apesar de ter perdido (75-85) beneficiou do resultado da 1ª mão (vitória por 15 pontos) e eliminou o Infante de Montemor.

mais informações em www.fpb.pt

domingo, 9 de maio de 2010

ADS NA FINAL NACIONAL

ADS; VASCO; S.L.BENFICA E BARREIRENSE



E porque a vida continua....

... na penúltima jornada, diante o vice-campeão Distrital - Galitos, cumprimos 1 minuto de silêncio em memória do Rui. Até sempre!

Precisávamos de vencer o Galitos... mas se o FC Porto perde-se com o Vasco garantiamos a presença na tão desejada e merecida final nacional. Nós ganhámos e o Porto perdeu.

Jogaram todos os 12 jogadores perante um Galitos que lutou muito até ao fim. Parabéns ao adversário.

Resultado Final: Galitos 43 - 52 ADS

ESTAMOS NA FINAL NACIONAL

ADS! ADS! ADS!

sábado, 8 de maio de 2010

Estou triste...muito triste!


Hoje foi um dia de contrastes para mim... muito contente pela vitória, mas uma hora depois tive uma triste notícia...

Um atleta do GRIB faleceu... Rui Silva.

Foi meu atleta durante 2 anos... começou a jogar basket comigo. Um excelente rapaz que partiu cedo de mais.

Os meus sentimentos à família e ao clube, nomeadamente aos seus colegas de equipa e ao seu treinador - João Vaz.

Sub-18: ADS vence Vasco após prolongamento

ADS 75 - 70 Vasco da Gama (após prolongamento)

Grande jogo de basket que as pessoas assistiram em S. J. Madeira. Muito emotivo do início ao fim, perante 2 equipas que tudo fizeram para vencer.
1º P 17-17
2º P 21-19
Ao intervalo tínhamos uma magra vantagem. Na 2ª parte era necessário rectificar o ressalto defensivo e defender ainda mais.
Fomos para o derradeiro período a ganhar por 3 pontos (52-49), mas o Vasco nunca desiste e ganhou o período (o único) por 3 pontos, levando o jogo para prolongamento.
3º P 14-13
4º P 12-15
Resultado no fim dos 40minutos: 64-64
No prolongamento fomos mais fortes...soubemos explorar os pontes fracos do adversário.
Prolongamento: 11-6
Foi um grande jogo... qualquer equipa podia ter ganho!
Parabéns aos atletas e um agradecimento ao público adepto da ADS que deu um grande apoio.
Ainda não estamos com os pés na final nacional... mas estamos à porta, sendo importante encarar os 2 jogos em falta (Galitos e EDViana) com seriedade e atitude.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sub-18: ADS x Vasco da Gama

Jogo muito importante para o nosso objectivo de estar na fase final nacional. Para dar um passo muito importante, temos de ganhar por mais de 5 pontos. Tarefa difícil, mas ao nosso alcance.
Depois (e não nos podemos esquecer) temos o Galitos no Domingo (9/5/10) e a E. D. Viana no dia 15 de Maio.

ADS x Vasco da Gama
Pav. Paulo Pinto8/5/2010
17horas


Precisamos do apoio dos sócios, simpatizantes e amigos da ADS.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sub18: Derrota pesada da ADS

FC Porto

79

Sanjoanense/Labor

43

Num jogo de nervos onde muito estava em jogo, a equipa do FCP levou a melhor. Ganhou em todos os capítulos. Mostrou mais garra; defendeu mais e no ataque foi mais esclarecida.

Estávamos avisados que o Porto queria recuperar a desvantagem da 1ª volta e que ia fazer de tudo para o conseguir. Deixámo-nos dominar; fomos frágeis a atacar e na defesa não fomos tão consistentes (foi o jogo que mais pontos sofremos!)

Queríamos ganhar, mas caso não fosse possível, era crucial perder por menos de 38 pontos. Apesar da má exibição, conseguimos ficar em vantagem, mas isso para nós não pode chegar! Temos de ser mais ambiciosos e saber onde errámos para corrigir o mais rapidamente possível.

Um palavra de reconhecimento para o esforço que o Ruben Jesus fez em prol da equipa; também para o Diogo Lima, que teve uma acção muito decisiva nos últimos 3 minutos da partida e desejar as rápidas melhoras ao capitão Sílvio Rodrigues.

Esperamos e desejamos que os apoiantes da ADS venham apoiar a equipa na próxima jornada – recepção ao Vasco da Gama, no dia 8 de Maio.

Parciais: 17-8; 19-10; 20-13; 23-12

Jogadores: André; Diogo; Barbosa; Rui; Marco; A. Bastos; Ruben; Filipe; Gonçalo; Dani; Almeida; Gallina.

Treinador: Rui Resende

Adjunto: Mário Lima

Secc. Vítor Lima

sábado, 1 de maio de 2010

SUB-18 jogam com FCP

Agora que a época acabou para os Seniores, vou utilizar este espaço para falar dos Sub-18 da ADS.

Depois de um Distrital sem derrotas, estamos no campeonato nacional com o objectivo de garantir a presença na tão desejada final...

O nosso caminho tem sido muito positivo. Neste momento estamos em 2º lugar; temos apenas 1 derrota por 5 pontos com o Vasco da Gama, equipa ainda sem derrotas na prova. O FCPorto está em 3º lugar com mais uma derrota, já que perdeu com o Vasco e com a nossa equipa.

Vasco; ADS e FCP são as equipas que disputam os 2 lugares de acesso à final.

Faltam 4 jornadas.
11ª - FCP x ADS - hoje às 17h em Matosinhos
12ª - ADS x Vasco - 8/5/10
13ª - Galitos x ADS - 9/5/10
14ª - ADS x EDViana - 15/5/10

Se hoje vencermos o FCPorto, práticamente conseguimos o nosso objectivo. Para o Porto estar em vantagem sobre a ADS, precisa de ganhar hoje por mais de 38 pontos!

Falta ainda muito campeonato... que sejam bons jogos e que ganhe o melhor