sexta-feira, 30 de abril de 2010

CNB1 - O melhores classificados passam o teste da 1ª Ronda

in: http://www.planetabasket.pt/dev/index.php?option=com_content&task=view&id=11818&Itemid=498

Vale de Cambra, Guifões e Infante de Montemor confirmaram no jogo 2 as vitórias obtidas no 1º encontro, enquanto o Gaia corrigiu a derrota inicial e seguiu em frente na que foi, apesar de tudo, a eliminatória mais equilibrada do Norte. O Vale de Cambra obteve a máxima diferença pontual no conjunto dos dois jogos (42 pontos) mercê do folgado resultado que conseguiu em casa (85-47) sobre o Olivais. O Infante de Montemor terminou com 36 pontos de vantagem sobre o Valença, conseguidos principalmente no 1º jogo, já que em casa e com a eliminatória praticamente resolvida, venceu apenas por 9 pontos (58-49). Também o Guifões venceu em casa (74-71), por uma diferença inferior à que tinha conseguido fora com a Sanjoanense, fechando a eliminatória com 20 pontos de diferença. A única eliminatória que levantava dúvidas quanto ao desfecho era a que opunha o Gaia ao Beira-Mar. Desta vez o Gaia não permitiu a reviravolta que havia dado a vitória ao Beira-Mar nos últimos minutos do 1º encontro e venceu por 14 (68-54), terminando a eliminatória com 11 pontos de vantagem.

A 2ª ronda vai ser certamente diferente. Passaram as 4 equipas que dominaram a fase regular e que se apresentaram no Play-Off na melhor forma desportiva. O Vale de Cambra-Infante de Montemor e o Guifões-Gaia prometem mais equilíbrio, assim as equipas confirmem o desempenho que mostraram até agora.

domingo, 25 de abril de 2010

ADS perde o 2º jogo do Playoff por 3 pontos e termina a sua participação em 2009/10

Guifões 74 - 71 ADS

Jogo muito bem disputado, com as duas equipas a proporcionarem um grande espectáculo, apesar da equipa adversária partir em vantagem (17 pontos) do jogo da 1ª mão.
Mesmo a jogar sem 2 jogadores fundamentais (Jorge e Zé) e sem poder contar com o seu treinador principal (Rui Resende) por estar envolvido numa outra competição nacional com a equipa de sub 18 que jogava à mesma hora, a ADS lutou até ao último minuto, demonstrando possuir um trabalho de grande qualidade e forte espírito de equipa.
Apesar de ao intervalo perdermos por 10 pts, tivemos bons momentos, com domínio sobre o Guifões, defendendo muito bem, obrigando assim o adversário a cometer erros que soubemos aproveitar. Recuperámos da desvantagem e passámos para frente, chegando mesmo a comandar o marcador por várias vezes.
A equipa de arbitragem "também soube gerir o jogo", ainda que não possamos tirar o mérito ao adversário.
Parabéns a ADS pela excelente época desportiva (com um grupo de atletas na sua maioria jovem, formado no clube), em que ainda na 1ª volta, já tinha quase conseguido alcançar os objectivos traçados.
De salientar a estreia do jovem João Ribeiro, um verdadeiro jogador de equipa.

Boa sorte para o Guifões na competição.

Jogadores: Cadete; Hélder; Miranda; João; Neves; Miguel; Matos; Xico; Gonçalo; Paulo Almeida

Director: Luís Vargas
Secc. Santiago

Hermenegildo Cadete
Treinador / jogador

quarta-feira, 21 de abril de 2010

2º Jogo do Playoff



Guifões S. C. x ADSanjoanense
24-04-2010
Pav. Mun. Guifões

ADS para continuar em prova precisa de ganhar (no minímo) por 18 pontos!

Difícil, mas não impossível.

domingo, 18 de abril de 2010

ADS perde em casa com o Guifões

ADS 65 - 82 Guifões

Foi o 3º jogo entre as duas equipas. A ADS tinha vencido os 2 anteriores. Mas no playoff o jogo tem outras características, cada cesto, cada posse de bola são decisivas e neste jogo não conseguimos manter uma regularidade que nos permitisse vencer.
Começamos melhor, lideramos o marcador (2 vezes com 7 pontos de vantagem) mas desatenções defensivas, permitiam ao Guifões cestos fáceis que os colavam no marcador. No fim do 1º período vencíamos por 4 pontos.
O 2º período foi fatal para a equipa alvinegra.
Desconcentrados, lentos a recuperar, menos colectiva no ataque, forçando demasiado os lançamentos, perdemos o parcial por 16 pontos (!), chegando ao intervalo a perder por 12.

Após o intervalo voltamos a jogar mais próximo do nosso nível e, com alternâncias defensivas, fomos criando problemas ao adversário, fomos recuperando lentamente a desvantagem (60 – 66) mas os problemas físicos que afectaram alguns dos jogadores, bem como o cansaço e excesso de faltas que daí advém, não permitiu que a recuperação se concretizasse, acabando o Guifoes por conseguir dilatar a vantagem que possuía.

A ADS perde o 1º jogo do playoff, ficando numa situação difícil no que diz respeito á continuidade na prova. No entanto, devemos acreditar que é possível. Estamos a perder por 17 ao intervalo e precisamos de fazer o jogo perfeito para eliminar a equipa do Guifoes!

Precisamos do contributo de todos e desejamos as rápidas melhoras ao Jorge e ao Gonçalo!

Parciais: 21-17, 8-24, 23-20 e 13-21

Alinharam: Neves, Zé Teixeira, Hélder, Jorge, Miranda, João Ribeiro, Miguel, Gonçalo, Cadete, Paulo, Xico, Matos.

Treinador: Mário Lima
Director: Luís Vargas
Seccionista: Gabriel Dias

terça-feira, 13 de abril de 2010

1º Jogo do Playoff


ADSanjoanense x Guifões S.C
17 Abril
17h
Pav. Paulo Pinto

Vem apoiar a ADS.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Os duelos da 1ª ronda do Play-Off " in www.planetabasket.pt

Estão finalmente encontrados todos os pares que se irão defrontar na 1ª ronda do Play-Off, onde as equipas melhor classificadas jogam o 1º jogo fora, decidindo depois em casa, por diferença de pontos, a passagem à ronda seguinte. A última jornada da fase regular trouxe ainda indicações sobre os momentos de forma de algumas equipas à entrada do período decisivo da época.

No Norte, o facto mais relevante foi a subida do Guifões à posição 2, mercê da vitória conseguida fora com o Gaia (66-72), precisamente a equipa que ocupou aquela posição ao longo da época e que veio a perdê-la no último fôlego. Nos outros dois jogos que decidiam as posições 2 a 6, o Infante de Montemor foi a Vale de Cambra vencer (65-69) o detentor da posição nº 1, e o Valença derrotou em casa o Beira-Mar (65-54). O Gaia acabou assim na posição 3, o Infante de Montemor na 4, Valença na 5 e Beira-Mar na 6. Com a posição 1 já anteriormente assegurada pelo Vale de Cambra, e a 7 pela Sanjoanense, a decisão sobre o nº 8 jogou-se nas partidas em que intervieram Olivais e Salesianos. Ao vencer fora os Atómicos (64-69) o Olivais resolveu o assunto, independentemente do resultado dos Salesianos que acabaram por ir perder fora com a Sanjoanense (51-50) ficando fora do Play-Off. Jogou-se ainda o União da Madeira-FC Porto (42-84), com vitória esperada dos visitantes e já sem influência na classificação.

O FC Porto é o vencedor da fase regular da Zona Norte, Atómicos e União da Madeira descem ao CNB2, e os Salesianos ficam fora do Play-Off. Na 1ª ronda do Play-Off vão encontrar-se:

Vale de Cambra - Olivais

Guifões - Sanjoanense

Gaia - Beira-Mar

Infante de Montemor - Valença

terça-feira, 6 de abril de 2010

No blog do GUIFÕES...

..."O nosso adversário nos Play-Off é a Sanjoanense, clube que nos merece o máximo respeito quer pela qualidade dos seus praticantes quer pelo facto de termos perdido os 2 jogos da fase regular."...

Para ver mais, ir a:
http://guifoessportclube.blogspot.com/2010/04/seniores-guifoes-sport-clube-termina.html

II Fase - CNB1

Equipas presentes para a II Fase_CNB1: 1ª Eliminatória


Calendário de Jogos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CLASSIFICAÇÃO FINAL - CNB1_2009/10 (campeonato regular)


Análise:
Após 22 jogos do campeonato regular, é tempo de fazer uma breve análise ao trajecto da equipa da ADS.
Em 22 jogos, 10 vitórias e 12 derrotas: 8ª posição

Pontos Marcados: 1432 = 65 pontos/jogo
Pontos Sofridos: 1458 = 66 pontos/jogo
Se for possível fazer uma comparação entre mais pontos marcados e melhor ataque, e menos pontos sofridos e melhor defesa, a ADS teve o 7º melhor ataque e a 5ª melhor defesa em 12 equipas.

Conseguimos vencer a todas as equipas, à excepção de 4, a saber: FCP; ACRVCambra; FCGaia e Beira-Mar.

Derrota "mais pesada": com o FCGaia em Gaia (70-41)
Derrota "mais curta": com o ACRVC em S.J. Madeira (61-62); com o Infante em Montemor (63-62)
Vitória "mais dilatada": com os Atómicos em S. J. Madeira (98 - 64)
Vitória "mais curta": Salesianos em S. J. Madeira (51-50)

Objectivo traçado (Manutenção): alcançado
Conseguimos ainda o acesso aos playof.
Adversário da 1ª Eliminatória: Guifões S. C. (A. B. Porto)

sábado, 3 de abril de 2010

22ª e última Jornada: Resultados

ACRVC 65-69 Infante
União Madeira 42 - 84 FCP
Valença 65 - 54 B. Mar
ADS 51-50 Salesianos
Atómicos 64 - 69 Olivais
Gaia 66 - 71 Guifões

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VENCER SEM CONVENCER!

ADS ganha aos Salesianos na última jornada por 1 ponto
Ganhámos a um adversário que precisava de vencer para se qualificar para os playoff, ainda que o Olivais tivesse que perder em Oliveira do Bairro.
Foi um jogo mau de parte a parte, embora julgo que o adversário jogou melhor... ganhámos porque a nossa equipa é de facto melhor e porque tem mais argumentos, mas alguma falta de atitude e ansiedade obrigou a nossa equipa a jogar mal... diria mesmo, que realizou o pior jogo da época, pelo menos em termos ofensivos.
Para a história fica o resultado, num jogo que valeu pelos 2 pontos!
Agora é esperar pelo 1º adversário nos playoff no dia 17 Abril em SJMadeira, mas com a noção que temos muito que treinar e melhorar.
Parciais:10-18; 15-7; 9-11; 17-14
Resultado Final: 51-50
Jogadores: Zé; Neves; João; Matos; Paulo; Hélder; Jorge; Gonçalo; Miguel; Cadete; Xico.
Brevemente a análise ao campeonato regular...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O puzzle das hipóteses de escalonamento para o Play-Off -in:www.planetabasket.pt

O sistema de competição em Play-Off, característico do basquetebol mas progressivamente adoptado por outras modalidades, eleva o nível de competitividade ao confrontar as equipas com a situação do “tudo ou nada”. A margem de erro que a fase regular admite desaparece, e os jogadores são estimulados a colocar em campo tudo o que têm no momento em que tudo se joga.
O Play-off do CNB1 nas duas primeiras rondas é jogado em apenas dois jogos, decidido por diferença de pontos, e é o 2º jogo que se disputa em casa do melhor classificado da fase regular. A conquista da melhor classificação possível é talvez ainda mais importante com este sistema, uma vez que quem dispõe dessa vantagem verá sempre o resultado da eliminatória ser decidido em sua casa, independentemente do resultado do primeiro jogo. Só na terceira ronda em cada Zona, onde se apuram as duas equipas que ganham o direito a subir à Proliga, a decisão é por número de vitórias à melhor de três.

A 21ª jornada deixou algumas equipas com uma classificação definitiva, mas muitas posições vão ser definidas apenas na última jornada.

Na Zona Norte, o Guifões venceu em casa o líder Vale de Cambra (74-62), confirmando subida de forma. O Gaia e o Valença foram os dois vencedores fora da jornada, batendo respectivamente o Olivais (45-61) e o Salesianos (79-83). As restantes vitórias caseiras couberam ao Infante de Montemor sobre a Sanjoanense (63-62), FC Porto sobre os Atómicos (83-41), e Beira-Mar sobre o União da Madeira (86-39).

Na classificação o FC Porto (20v/1d) será o 1º da fase regular, e a ordem de acesso ao Play-Off começa na 2ª posição. No entanto só duas estão definidas. O Vale de Cambra (16v/5d) foi o mais consistente e já tinha garantido a posição nº1, e a Sanjoanense (9v/12d), com mais duas vitórias que Olivais e Salesianos (7v/14d) e menos duas que Beira-Mar (11v/10d), já não sairá do 8º lugar, a que corresponde a posição nº7 para o Play-Off.

Na jornada 22 estarão em discussão as posições 2 a 6, e a 8. Começando pelo caso mais simples, a 8ª posição é disputada entre Olivais e Salesianos, tendo o Olivais vantagem nos jogos entre ambos. Basta por isso ao Olivais vencer os Atómicos para garantir a vantagem. Os Salesianos só entrarão no Play-Off se vencerem a Sanjoanense fora e o Olivais perder, também fora, com os Atómicos. Muito mais hipóteses se colocam para as posições 2 a 6. As cinco equipas que as irão ocupar posicionam-se à partida por esta ordem: Gaia (14v/7d), Guifões e Infante de Montemor (13v/8d), Valença (12v/9d) e Beira-Mar (11v/10d). Na última jornada, três jogos definem o escalonamento destas equipas: Gaia-Guifões, Vale de Cambra-Infante de Montemor e Valença-Beira-Mar, e os resultados possíveis são os seguintes: se vencer, o Gaia ocupará a posição 2, e se perder ficará em nº3. O Guifões, se vencer será 2, mas caso perca pode ser 3 se Vale de Cambra e Beira-Mar ganharem, 4 se Infante de Montemor e Beira-Mar ganharem, ou 5 se Valença vencer. O Infante de Montemor pode no final ocupar a posição 3 ou 4, mas só será o nº3 se vencer o Vale de Cambra e se o Gaia vencer o Guifões. Em todos os outros casos será o nº4. O Valença pode acabar em qualquer posição entre 3 e 6. Será o nº3 se vencer e se Gaia e Vale de Cambra também vencerem os seus jogos, e será nº4 se vencer e se Gaia e Infante de Montemor também vencerem. Ainda vencendo, o Valença será o nº5 se o Guifões vencer o Gaia, e será o nº6 caso perca o seu jogo com o Beira-Mar. Mais simples são as contas do Beira-Mar. Se vencer o Valença será o nº5, e se perder será o nº6.